Ableton Live 10

Cria sons mais ricos com as novas funcionalidades do Live. Mantém-te na vanguarda com as múltiplas melhorias no fluxo de trabalho. Afasta-te  mais do teu PC  com o controlador Push. Constrói o teu som com uma biblioteca sempre actual. Disfruta de todo o potencial ilimitado do Max para Live, agora incorporado no software.

 


 

 

Cria com novos dispositivos

Apresentamos-te o Wavetable, Echo, Drum Buss e  Pedal: novos dispositivos integrados no Live, que te possibilitam sons inovadores, a partir dos instrumentos e efeitos.


 

Wavetable

De acesso imediato e com capacidades infinitas, o Wavetable é um novo sintetizador desenvolvido pela Ableton. Modela, estica e modifica o teu som  usando as "wavetables"  derivadas de sintetizadores analógicos, intrumentos e sons de arquivo. Começa de imediato a esculpir o teu som - mesmo sem conhecimentos profundos em síntese - ou explora através de uma interface intuitiva todo o seu enorme e rico potencial.


 

Echo

O Echo agrega num só dispositivo o som dos delays analógicos e digitais clássicos - o teu novo delay de serviço! Modela e amplifica sons com os seus filtros de modelação analógica, aumenta os ruídos e oscilações características das máquinas vintage, ou adiciona modulação e reverb para criares ambiências sonoras, feedbacks assombrosos e muito mais.

 

Drum  Buss

O Drum Buss é "o" centro rítmico a recorrer. Capaz de adicionar um carácter subtil ou mesmo dobrar e quebrar os ritmos à sua vontade. Podes adicionar corpo e distorção com o "drive e o  crunch", controlar as dinâmicas com a compressão e a modelação de transientes, activar e afinar o ataque ("boom"), assim como controlar o decay do grave com uma secção dedicada ao "low-end".


 

Pedal

O "Pedal", com os seus circuitos separados de overdrive, distortion e fuzz, traz para o Live as características únicas dos pedais analógicos. É um efeito que vai desde a modelação mais subtil até à distorção mais demolidora, tornando-o óptimo para dar "calor" a vozes e instrumentos, amplificar sons de sintetizadores ou distorcer por completo as batidas... E claro, também soa espetacular com as guitarras.



 

Mantém-te no flow

Encontrarás melhorias no novo Live que de certo te ajudarão a manter o teu flow criativo a qualquer altura do teu processo de composição musical, quer estejas a organizar ideias, alinhar o teu setup ou a editar promenores na tua música.

 

Grava - "Capture"

Transforma as tuas idéias espontâneas em música sem pensar muito na gravação. A começar um tema? Basta apenas armar uma faixa MIDI e tocar. Quando a tua idéia surgir, carrega em "Capture" após teres tocado as notas que queres manter. O Live acertará o tempo e o timing, começando a tocar a melodia ou groove num loop perfeito. Também poderás usar o "Capture" para evoluir nos teus temas: adicionar novas partes ou dobrar clips MIDI sobre clips já existentes, sem quebrar o decorrer do tema - basta apenas carregar em "Capture" após teres tocado bem as novas partes. 

 

Edita múltiplos clips de MIDI

Cria batidas e baixos ou melodias e acordes em simultâneo. Trabalha com vários clips MIDI sobre várias pistas dentro da mesma visualização de janela - tanto no modo Session como no modo Arrangement. Agora consegues editar de uma forma mais inteligente e ter mais controlo das interligações musicais do teu tema. 

Cria e arranja com mais fluidez

O modo de vista de  Arranjo foi optimizada para uma edição mais rápida e intuitiva, assim como  para uma criação musical mais eficiente. Estica facilmente um clip, arrasta os seus conteúdos ou cria audio fades com novas interacções de clips que funcionarão directamente no modo de Arranjo. Automatiza com maior controlo usando o "grid snapping" e outras interacções melhoradas. 

Foca-te instantaneamente no que precisas com os atalhos rápidos de teclado: alterna a vista de automação para todas as pistas, faz zoom in e out de partes seleccionadas, move clips e até poderás fazer edições de áudio como por exemplo, inverter os samples.

 

Uma multitude de aprimoramentos no fluxo de trabalho

Quando se trata de fluxo criativo, as pequenas coisas por vezes fazem toda a diferença. O Live 10 vem com uma longa lista de alterações - aqui estão algumas:

Colecções de Busca.

Mantém os teus dispositivos de eleição, os teus samples e plug-ins por perto: cria colecções com códigos de cor e acessa-os instantaneamente no teu browser.

 

Note chasing

As notas podem ser disparadas mesmo se o playback começar a meio, por exemplo: assim não terás de começar o clip do início para poderes ouvir um pad longo.


 

Renomeação de I/O

Selecciona instantaneamente o routing certo ao renomeares os Inputs e Outputs do Live, de forma a corresponder com os instrumentos e hardware do teu estúdio.

 

Melhoramentos na mistura

Com o seu espectro de ganho aumentado, consegues utilizar melhor o Utility para automações de volume, mantendo assim o Mixer livre. A função Bass Mono no Utility e os 10Hz extra no EQ Eight dar-te-ão um controlo de graves mais apurado. O Split Stereo no Mixer agora permite uma colocação mais flexível dos canais individuais na panorâmica estéreo.

 

Cria grupos dentro de grupos

Mistura com maior flexibilidade – processa elementos individuais de um grupo, um sub-grupo ou um BUS inteiro. Mesmo que tenhas várias pistas com arranjos complexos, podes também controlar mais facilmente a tua sessão, pois poderás ter vários níveis de edição de grupos que rapidamente se simplificam para uma visualização mais simples.

 

Aspecto e disposição melhorados

O interface do Live foi actualizado de forma a se tornar mais simples, limpo e eficaz, com gráficos mais nítidos e cores mais refinadas. Os ambientes e a visibilidade foram melhorados com uma gama de temas optimizados.


 

Faz mais ainda com o Push

O Live 10 traz novas funcionalidades e visualizações de alta-resolução para o Push. Agora passarás ainda menos tempo com o computador – quer estejas a compor novas idéias, a editar MIDI ou a modelar e misturar sons.

 

Novo layout do sequenciador de passos melódico

Podes sequenciar e tocar as notas em simultâneo perante o mesmo layout de pads – a metade inferior do layout permite tocar as notas em tempo real, enquanto que a metade superior trata de as sequenciar.


Visualização avançada de dispositivos

Poderás ver o Wavetable ou o Echo em alto detalhe enquanto estiveres a tocar. Durante a mistura, poderás ver o analizador de espectro do EQ Eight, assim como os modos avançados de equalização Mid/Side e Left/Right. Observa em tempo real os parâmetros de áudio do compressor do Live: a actividade, o threshold e o sidechain routing.


Visualização de notas MIDI

Navega e ajusta as notas dos teus patterns activos directamente no visor do Push. Carrega continuamente num Step da tua sequência para fazer zoom e poderás usar o controlo on-screen para ajustar a velocidade, posição da nota e comprimento.

 

Nova biblioteca de sons

Logo de início, com as novas colecções de packs, o Live 10 tem mais sons prontos para temas finais. Estão programados para se ajustarem às tuas necessidades ou para tomares novos rumos. Para além disso a biblioteca foi reorganizada, sendo agora mais fácil encontrares o que procuras.

 

Colecções com curadoria

O fio condutor que une os estilos e cenas actuais é captado numa nova gama de packs de som. Cada pack é uma selecção actualizada de instrumentos, clips e samples que partilham um tema sonoro comum. Estão prontos para a composição e também configurados com Macros que permitem a sua modelação em algo completamente novo.

 

Instrumentos Essenciais

Fruto da colaboração de vários artistas e designers de som com a Ableton, o Live 10 Suite vem com quatro novos packs detalhados de instrumentos:

O Drum Essentials incluí uma enorme colecção de êxitos e kits da electrónica. O Drum Booth contém todos os sons acústicos de bateria e percursão que precisas. O Synth Essentials oferece-te presets profissionalmente programados para os sintetizadores do Live, assim como racks multi-sampladas de hardware clássico. O Electric Keyboards adiciona a luxúria e brilho dos sons dos pianos e orgãos eléctricos, à lista de instrumentos do Live.


 

Max for Live – Integrado e sem limites

A tecnologia Max é agora completamente integrada no Live 10 Suite. Não serão necessários downloads ou setups adicionais para poderes criar e modificar os dispositivos Max for Live. Simplesmente funcionam. Para além disso, novas capacidades e dispositivos ampliam as possibilidades para os músicos e criadores de dispositivos.
 

Simples e eficaz

Usar o Max for Live é mais simples, rápido e fiável. Melhorias significativas na programação traduzem-se numa maior velocidade de carregamento dos dispositivos Live; usam menos o CPU e dão a sensação de serem dispositivos nativos do Live.


 

Dispositivos novos e actualizados

Alguns dos dispositivos mais populares do Max for Live foram alvo de actualizações significativas. Os Drum Synths foram reformulados com um upgrade completo no som e um sweet spot mais amplo. Para além disso, o novo LFO e os outros dispositivos de controlo permitem-te modular até oito parâmetros a partir de um só dispositivo.


 

Integração de Hardware – MIDI Avançado

Os dispositivos do Max for Live agora podem enviar e receber SysEx, permitindo um acesso mais aprofundado aos sintetizadores – incluindo backups completos das dumps, controlo de parâmetros e mais. O Max for Live também cria superfícies de controlo costumizadas para integração costumizada de hardware.


 

Áudio multi-canal

Com as novas capacidades de roteamento de áudio do Max for Live, será agora possível misturar para performances, instalações e salas de espetáculos, através do Surround Panner.


 

Como podes verificar, novidades não faltam neste novo Live 10.

Encomenda já o teu!